A Cultura da Corrupção no Brasil e Sua Bibliografia

image031

Foto: Extraída da internet de Silsaboia

“O Brasil já conheceu todas as formas de governo, foi colônia, monarquia, ditadura e república, em todas elas foi corrupto.” 

– Luis A R Branco

Já há algum tempo que venho incomodando alguns com meus textos, poesias e frases que denunciam a corrupção histórica e cultural do povo brasileiro. Alguns dizem que o que escrevo é mentira, outros que sou sensacionalista e outros que só quero aparecer. Diz o ditado popular que a pior “cegueira é aquela de quem não quer ver” e ao que me parece, o povo brasileiro prefere ignorar sua mazela do que reconhecê-la para então enfrentá-la. Em filosofia costuma se dizer que “a observação precede a reflexão”, sendo assim, preparei uma pequeníssima bibliografia que trata da corrupção no Brasil em todos os seus regimes de governo. Minha tese é que a corrupção faz parte da nossa cultura, o tanto quanto faz um bom churrasco. Goste você ou não, assim é que é!

Não escrevo e “coloco a minha cara a tapa” sem antes saber o que estou falando, e se o faço, faço com conhecimento de causa, na liberdade da minha consciência e no exercício da minha vocação filosófica, teológica e poética. Além do mal da corrupção, somos um povo pouco dado a leitura, vivendo apenas daquilo que a mentirosa mídia brasileira nos oferece.

Esta é uma curta bibliografia sugerida para aqueles que estejam interessados em conhecer mais a história da corrupção no Brasil, desde o Brasil Colonial até os dias de hoje. Alguns livros são mais específicos outros abordam pontos isolados, bem, depois que me pediram para provar minha tese de um país subdesenvolvido moralmente e sempre a chafurdar na lama da corrupção faço aqui minha sugestão de leitura:

  1. O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil, Darcy Ribeiro, Companhia das Letras.
  2. Geografia da Fome: o dilema brasileiro pão ou aço, Josué de Castro, Civilização Brasileira.
  3. O Português que nos Pariu, Angela Dutra de Menezes, Redord.
  4. 1889, Laurentino Gomes, Globo Editora.
  5. Um Estudo sobre Poder Público e Relações Sociais, de Marcos Otávio Bezerra, Ed. Relume Dumará.
  6. A Economia Política da Corrupção no Brasil, de Marcos Fernandes Gonçalves da Silva, Ed. Senac.
  7. A Fantástica Corrupção no Brasil, de Mário Barros Jr, Ed do Autor.
  8. Náufragos, Traficantes e Degredados, de Eduardo Bueno, Ed. Objetiva.
  9. Corruption and Democracy in Brazil: The Struggle for Accountability (ND Kellogg Inst Int’l Studies), Timothy J. Power and Matthew M. Taylor, University of Notre Dame Press.
  10. Corruption in Brazil: from Sarney to Lula, Eduardo Graeff, Editora Eduardo Graeff.
  11. Como Eles Agiam: os Subterrâneos da Ditadura Militar, Carlos Fico, Record.
  12. História Indiscreta da Ditadura e da Abertura, Ronaldo Costa Couto, Record.
  13. Tudo a Declarar, Armando Falcão, Nova Fronteira.
  14. A Volta aos Quartéis — Memória Militar Sobre a Abertura, Celso Castro e Gláucio Ary Dillon Soares, Relume-Dumará.

por Luis A R Branco

OBS. Se você conhecer outra literatura sobre o tema envie através do comentário que acrescentarei a lista acima.

Artigos para leituras neste blog:

 

Adquira aqui o livro Verdade na Prática: Textos Selecionados

Verdade

 

4 pensamentos sobre “A Cultura da Corrupção no Brasil e Sua Bibliografia

  1. Caro irmão, a paz seja contigo.

    Foi um grande prazer a descoberta de seu blog. Os textos publicados são cristalinos e muito bem escritos. Mas o mais importante. em minha opinião, é a defesa muito bem construída de um ponto de vista que corajosamente rema contra a maré. Compartilho suas ideias e fico feliz que ainda há pessoas que pensem assim. Continuemos na luta. Ah, convido o irmão a visitar meu blog: http://www.somosdeoutrolugar.wordpress.com, com o intuito de compartilhar mais da palavra e difundir a defesa dos ideais cristãos.

    Que o Senhor nos abençoe conforme Sua vontade.

  2. Estou pesquisando sobre a corrupção , mais precisamente no estado que sou natural Roraima pela seguinte manchete dentre outras:
    http://www.folhabv.com.br/noticia/Corrupcao-motivou-a-expulsao-de-15-servidores-federais-em-RR-/8553
    Balanço das punições aplicadas no primeiro semestre de 2015 pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que 59% dos 266 servidores expulsos da administração pública federal foram penalizados por envolvimento com atos de corrupção.
    O Rio de Janeiro, com 66 expulsões, foi o estado que concentrou o maior número de punições. Na sequência aparecem Distrito Federal (30 casos), São Paulo (26), Minas Gerais (20) e Roraima (15).
    Agora compare em termos percentuais a população de Roraima com a dos outros estados.
    Assim entendemos como são eleitos os políticos por aqui, certa vez ouvi no programa do Jô Soares – As meninas do Jô comentarem que a campanha politica mais cara do país era em Roraima.

  3. Olá Luis,
    Alegre por descobrir seu Blog! Gostei. acredito que por você colocar “o dedo na ferida”, deve realmente receber muitas críticas. Porém, concordo que o pior cego é aquele que não quer ver.
    Recentemente escrevi um pequeno livro “SOMOS TODOS CORRUPTOS?!” sobre o tema abordando justamente a necessidade de mudarmos a nós mesmos e educar nossos filhos de forma etica e responsável.
    Acredito que num futuro, ainda que um pouco distante, nós vamos assumir esta responsabilidade.

Deixe um comentário