A utopia brasileira

Extraído do Google Imagens

Extraído do Google Imagens

No Brasil vive-se a utopia de um amanhã que nunca chega. Somos chamados de o país do futuro. Mas de qual futuro? Vivemos agonia do futuro incerto, um futuro que foi prometido aos meus avós, aos meus pais e agora o vejo ser oferecido aos meus filhos. O país do futuro é o país do sonho utópico.

A classe dirigente consegue se manter no poder justamente pela utopia do país do futuro que nunca chega. Se o futuro chegar, o que terão eles para oferecer? Portanto, a sociedade brasileira vive neste ciclo de espera e promessa infindável.

No Brasil vivemos a utopia da justiça como se ela realmente fosse uma realidade possível. O pais se viu envolvido num dos maiores escândalos de corrupção da sua história, envolvendo toda a cúpula do partido da presidência da república, os quais foram investigados por meses, julgados por meses, condenados e presos, mas meses depois uma boa parte deles, em especial os mentores do esquema já estavam em liberdade condicional.

Na ocasião da condenação fizeram do juiz relator do Supremo Tribunal Federal uma espécie de herói nacional, mas todo heroísmo do Supremo Tribunal Federal não passou de utopia. A verdade é que no Brasil não existe justiça.

Em cada eleição vivemos a ilusão da melhoria na qualidade de vida, da implementação da justiça, do fim da corrupção, mas tudo não passa de ilusão, após as tomadas de posse tudo continua exatamente como antes, apenas os escândalos surgem de tempo em tempo para manterem os meios de comunicação social ocupados.

No Brasil vivemos na velha filosofia romana de pão e circo, enquanto estes existirem o povo está sob controle. E neste circo, já velho, já gasto, temos os mesmos protagonistas há décadas no exercício do poder, na realidade a única coisa que muda no país são as funções, ministérios e cargos políticos, mas mantém-se as mesmas caras.

Quando o país afunda numa crise de intolerância, que dura pouco, pois diz-se que no Brasil as pessoas possuem memórias curtas, e para além deste problema mental, temos ainda as festividades que ocorrem no país, um verdadeiro atraso de vida categorizado de cultura, mas que para nada serve se não levar o país a uma alegria passageira, e logo se volta àquilo que o cancioneiro chamou de “vida de gado”.

Estas festividades incluem a Copa do Mundo de Futebol que acontece a cada quatro anos, mobilizando toda a população para viver a euforia utópica de um novo título. Enquanto o povo permanece num estado anestesiado diante da televisão tudo no país para, enquanto a classe dirigente aproveita estas oportunidades para seus atos maquiavélicos contra a nação.

Além do futebol o país tem também o carnaval, chamado de o maior espetáculo do mundo, que acontece em praticamente todo o país criando um gasto absurdo com segurança, saúde, e investimentos do governo na organização e infra-estrutura. O país para literalmente, em alguns estados alguns dias, noutros semanas, levando um país empobrecido a uma pobreza ainda maior, porém, a ilusão utópica de uma aparente alegria e cultura impede o povo de ver o que de fato acontece.

Não estou aqui fazendo a proposta de que se acabe com essas festividades, no entanto tenho o desejo de informar os danos causados na sociedade pelos mesmos. Enquanto vivemos a utopia de um país melhor, nossos governantes nos prometem o mínimo: “panem et circenses”.

por Luis A R Branco

Leia o livro “Brasil: o país de plástico” disponíveis nas lojas online abaixo:

bd8ede61-bed9-4e45-b065-137fc9ad3b12

 

ONDE COMPRAR

Anúncios

Um pensamento sobre “A utopia brasileira

  1. Amigo escritor,Luis A R Branco,quedo-me a excelência de perfeição desse teu pronunciamento: ” A utopia Brasileira”. Quem dera,todo brasileiro tivesse a consciência de expor seus reclames,com a proficiência,com que discorres em teus textos.Parabéns,pela visão lúcida de sempre!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s