Provérbios e prosas VII

Posted on 27 de Fevereiro de 2017

1


Macaquinho

Apega-te a pouca coisa
Para que o teu fardo seja leve.
Quanto mais cedo abandonarem o excesso,
Mais prazerosa será a jornada.

Vovó era simples,
Fazia bolos e pães em um forno feito no barranco de barro.
Numa mesa de madeira rústica,
Sentavamos a espera do pão quentinho.

Escolha primeiro o caminho certo,
Se estiver em dúvida escolha o mais bonito,
Como terceira opção escolha o mais longo,
Em quarto lugar escolha o mais curto.

No caminho da escola para casa
Saltavamos o muro do vizinho para colher e comer macaquinho.
Quem já viu um pé de macaquinho
Com seu fruto maduro a espera de meninos?

Nem tudo na vida é fácil,
Já diziam meus avós.
Nem tudo na vida precisa ser difícil,
Ninguém me disse.

Eu tinha um sapato que achava lindo,
Mas tinha um buraco na sola.
Nem tudo o que é bonito
Será por isso perfeito.

Ame com toda intensidade,
O remorso se vier,
Virá tarde para quem amou demais.
Se tiver que escolher, escolha o amor.

Minha mãe dizia sempre que nos amava,
Depois da sua partida
Continua a ecoar sua voz em meus ouvidos:
“Filho, eu te amo!”

por Luis A R Branco

