Nubank Brasil

Pile of Credit CardsO Nubank Brasill não cobra anuidades por ser uma empresa pequena e que vive das taxas pagas pelas empresas que recebem cartões de crédito. O que o Nubank Brasil não fala é que não cobra de seus clientes, porque já cobra dos comerciantes valores que podem rondar os 4,2% à 4,9% do valor total da venda. No caso de um dos meus interlocutores da Nubank Brasil, que orgulhosamente ostentou seu limite de 14 mil reais, se usados, a Nubank Brasil provavelmente receberá dos comerciantes a bagatela de 588 reais, por cada vez que o valor for utilizado. Com este lucro de um único cliente é preciso ainda cobrar anuidade? Não! Outras empresas cobram dos comerciantes algo entre 2,2% à 3,4% do valor das vendas, desta forma cobram uma anuidade para dividirem o valor das despesas operacionais e benefícios do cartão entre o banco, clientes e comerciantes. No caso do comerciante solicitar a antecipação do pagamento, para não ter que esperar entre 15 à 30 dias está porcentagem total pode chegar à 9% do valor da venda. Muitos comerciantes vêm-se como reféns destas operadoras de cartão de crédito.

Deixemos de ser ingénuos e de acreditar em contos de fadas, se a empresa de cartão de crédito não tirar do seu bolso, ela vai tirar mais do bolso do comerciante. Que por sua vez aumentará os preços. No fim os clientes da Nubank Brasil continuam perdendo, mas a Nubank Brasil continua a dizer-lhes que são privilegiados.

Simples assim!

~ Luis Alexandre Ribeiro Branco

Anúncios

12 pensamentos sobre “Nubank Brasil

    • As bandeiras podem ser as mesmas, mas o operador é diferente, regras próprias. Geralmente os bancos cobram anuidade para cobrarem menos dos comerciantes e terem seus cartões no mercado. E ainda oferecem uma gama de produtos associados que mudam de cartão para cartão, quanto mais vantagens, maior a anuidade, visto que o lucro com o cartão e com os benefícios associados o banco receberá menos por utilização. É o mercado, caso contrário às operadoras de cartão de créditos não sobreviveriam. O Nubank concentra seu lucro no comerciante, o que é bom para o usuário, mas não é justo. Meu amigo banco nunca faz negócio de graça ou para perder!

  1. Com o aumento do uso do cartão de crédito, quem mais perde é o consumidor. Os comerciantes têm que aumentar o preço dos produtos, pois precisam pagar à operadora, e mesmo quem não usa cartão sai prejudicado.
    Isso porque o código de defesa do consumidor diz, injustamente, que o lojista não pode cobrar preços diferentes de quem paga em espécie e com cartão. Ou seja, mesmo quem escolhe o pagamento em dinheiro vivo é obrigado a pagar taxas.

  2. Manolo, você não tem a menor noção do que está falando! Os emissores de cartão de crédito não tem poder nenhum de negociação de taxas com os comerciantes. Isso é tudo feito com o adquirente (donos das maquininhas) como Cielo e Rede.

  3. Rapaz, nunca vi um texto falando tanta merda de uma vez. Logo de cara percebesse que você não tem a menor propriedade no que fala.
    Primeiro, os emissores, Mastercard, Visa, Amex, tem contrato com as empresas que emitem suas bandeiras. A Nubank administra seu próprio cartão emitido pela Mastercard. Esse é o lado do cliente. Agora do outro lado tem as empresas que recebem esses cartões. Essas sim que cobram do comerciante, independente se o cartão é Nubank, Saraiva, Itaucard o valor descontado sempre será o mesmo acordado entre o estabelecimento e a empresa que recebe o cartão, Cielo, Rede, Getnet, Bin, PagSeguro, e tantas outras. Esse valor que varia entre 2 a 5% é divido com a bandeira, a empresa que administra o recebimento, e claro, a empresa que administra o cartão. Sendo que nessa massaroca toda, ela ainda tem que administrar e absorver a inadimplência.
    Normalmente a anuidade é usada para aumentar o lucro e tentar cobrir a inadimplência, e também para custos operacionais como emissão de fatura em papel e custo do plástico.

    • Um texto com “tanta merda” deveria ser ignorado, não acha? Mas se você se dá o trabalho de interagir com ele é porque lhe incomodou. Trabalha para a Nubank ou acha que ficou rico por ter recebido o cartão? Asneira tem de sobra no seu comentário!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s