Deus homem e o homem Deus

 
Em nossas idas e vindas pelo interior da Índia passamos por um pequeno vilarejo que ficava numa colina. Com o nosso velho jipe entramos pelo vilarejo com o propósito de descobrir qual era a etnia que ali vivia e ver se havia condições de distribuirmos algumas literaturas. No ponto mais elevado da colina havia um templo hindu pequeno, mas bem cuidado e pintado de branco. 

Fiquei no jipe enquanto meus colegas foram obter as informações. Fui surpreendido ao ver o sacerdote hindu vindo em minha direção, sentou-se ao meu lado e perguntou-me o que nós queríamos ali. Expliquei-lhe que desejávamos distribuir algumas literaturas sobre Jesus. Curioso perguntou-me quem era Jesus e respondi que Jesus era Deus. Ele sorriu e já ia descendo do jipe e disse que podíamos ir embora, pois já havia um deus no vilarejo. 

Quando perguntei-lhe qual deus havia no vilarejo ele respondeu-me: “Eu” – Isto mesmo, ele considerava-se e era considerado por outros como uma avatar, um deus homem. Surpreso e sem ter a mínima ideia de como falar de Deus para alguém que considerava-se um deus, perguntei-lhe como ele sabia que era um deus, então explicou-me que já havia nascido deus devido à sua casta e segundo a crença do seu povo. 

Antes que partisse fiz-lhe outras perguntas: Sendo deus, quais eram seus atributos, quais eram o seu poder e quais eram o seu conhecimento desde antes do seu nascimento e para além da sua morte? Ele curvou a cabeça sem resposta. Então eu disse-lhe que em sua mente a na mente do seu povo ele poderia ser um deus homem, mas apenas Jesus Cristo, aquele que ele desconhecia, era Deus homem é homem Deus. Cabisbaixo pegou algumas literaturas para si próprio e permitiu que distribuíssemos também para as pessoas do vilarejo.

Ele seguiu triste e sem respostas, com as literaturas nas mãos tornou a entrar no templo fechando a porta atrás de si. Observei-o de longe, seus passos eram silenciosos e pesados. Naquele momento pesavam-lhe três perguntas simples que na verdade abriam-lhe os olhos para ver que era tão homem quanto qualquer um outro. 

~ Luis A R Branco 

Um pensamento sobre “Deus homem e o homem Deus

Deixe uma Resposta

