Minha opinião sobre a ocupação do gramado do Planalto Central no DF

Posted on 31 de Outubro de 2015

1


  
Com todo respeito e carinho que tenho pelos movimentos populares que estão acampados em Brasília, inclusive fiz um singelo donativo para um deles, no entanto ao meu ver foi um erro acampar no Planalto Central. Por que? Pois descaracterizaram o sentido do movimento, que deixa de ser uma ação popular independente e passa a ser um palanque político para oportunistas. 

Este movimento popular era muito mais eficaz, temido e legítimo quando ocupava as ruas de São Paulo e Rio de Janeiro. Aqui no exterior nada ou quase nada se fala na mídia sobre o acampamento, que deixou de ser um acampamento pacífico para ser um ringue de luta livre. 

Uma ação pontual e ordeira em Brasília também não é mal, inclusive com uma ocupação ordeira e breve do Congresso Nacional e Palácio do Planalto. Agora da forna como está, ao meu ver é dar um tiro no próprio pé. 

Compreendo o sentimento destes jovens, é natural da juventude, tentar mudar o mundo em um dia. Mas esta façanha é impossível! O que o Brasil precisa é de uma ação anarquista que inclua uma desobediência absoluta a este governo, através do não pagamento de impostos, retirada de dinheiro dos bancos, greves, ocupação pontual das ruas das cidades, etc. Sempre de forma pacífica. 

Meus jovens, ou vocês entram de vez nos prédios dos três poderes para pedir a renúncia de seus líderes ou volten para casa, pois isto ai não vai dar em nada, mas posso estar enganado, quem sabe ? Não sou vidente nem sabedor de tudo, deixo apenas minha simples opinião.

por Luis A R Branco

Leia o livro “Brasil: o país de plástico” disponíveis nas lojas online abaixo:

bd8ede61-bed9-4e45-b065-137fc9ad3b12

ONDE COMPRAR

