Seminário sobre a Pós-Modernidade 

Posted on 18 de Outubro de 2015

1



Durante vários anos tenho lido, estudado e pesquisado sobre o pós-modernismo, tendo concluído recentemente um doutoramento em filosofia abordando a seguinte questão: “Em pleno Séc. XXI, uma era influenciada pelas filosofias do pós-modernismo, como podemos como cristãos dar continuidade à responsabilidade evangelistica da igreja?”

Vivendo na Europa pós-moderna, onde os princípios do niilismo e relativismo servem como norma para a maior parte da sociedade, incluindo muitas comunidades cristãs, em um Continente que está a perder os seus princípios cristãos que são paulatinamente substituídos por ideologias humanistas reversa a Escritura, creio que a igreja deve esforçar-se para perceber o tempo em que atravessamos, e, através dos absolutos de Deus e da sua Palavra, recuperar o terreno perdido e erguer uma voz profética para esta geração ao chamar a humanidade de volta à Cristo.

Para atingir este objectivo, temos que estar preparados, como cristãos, para entrar nos círculos dos formadores de opinião, tais como escolas, colégios, seminários e universidades tanto como estudantes, bem como académicos e professores para apresentar a histórias do humanidade a partir de uma perspectiva bíblica.

Também será necessário compreender a cultura subjetiva da rejeição ao evangelho que domina esses campos e procurar uma forma de encontrar o nosso caminho na sociedade restaurando a credibilidade da igreja como formadora de opinião. Infelizmente esta não será uma abordagem fácil nem rápida; pode exigir anos ou mesmo décadas do cristianismo para recuperarmos o direito de sermos ouvidos.

Embora reconheça que minha exaustiva pesquisa não esgota o assunto relativo à pós-modernidade, acredito que meus estudos e pesquisas ajudaram-me a reunir elementos importantes para instruir homens e mulheres numa dinâmica importante para estimular a igreja em sua tarefa evangelizadora. Neste sentido, coloco-me à disposição dos interessados para a apresentação de um seminário com cinco horas de duração com os seguintes temas:

– Percepção da pós-modernidade.
– A igreja e a sociedade na era pós-moderna.
– Algumas questões existencialistas.
– As portas abertas para a evangelização.
– Conclusão.

Com os melhores cumprimentos,

Luis Alexandre Ribeiro Branco

Breve biografia:

Sou cidadão Luso-Brasileiro, casado há 14 anos e pai de duas lindas meninas. Nasci na cidade de Petrópolis, RJ, Brasil, em Janeiro de 1974. No entanto, meus avós paternos são de origem açoreana. Sou licenciado em Estudos Bíblicos e Teologia (BA), Mestre em Administração Eclesiástica e Liderança (MA), possuo o Grau de Doutor em Ministério (D.Min.) e Doutoramento em Filosofia e Apologética (Ph.D). Meus trabalhos inclui servir como um pastor local, escritor e professor no Seminário Teológico Baptista, em Queluz, Portugal. Sou membro da Society of Christian Philosophers, membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia, membro da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas, membro do Movimiento Poetas Del Mundo, membro da Associação Portuguesa de Poetas, membro da União Brasileira de Escritores, membro da Academia de Letras e Artes de Portugal, membro da Academia de Letras e Artes Lusófonas e filiado a Junta Administrativa de Missões Convenção Batista Nacional. Servi como missionário na Índia, Nova Zelândia e Noruega, o que proporcionou-me uma significativa experiência transcultural. Minha teologia é reformada e como poeta, tenho um estilo melancólico seguindo o padrão dos ultra-românticos do século XIX, sou humanista caracterizado pela ideia de que o homem só atinge a sua verdadeira essência através do conhecimento de Deus. Vivo em Cascais, Lisboa, com a minha família e possuo obras publicadas nas áreas de espiritualidade, teologia, filosofia e antologia.

__________
Luis Alexandre Ribeiro Branco
E-mail: alexbranco@yahoo.com
Tel.: +351 309 914 955 | +351 929 264 661
https://verdadenapratica.wordpress.com

Anúncios