Caminhar descalço 

  
Nem sempre estar vivo é sorte,
Às vezes é como uma longa caminhada descalço
Sobre pedras pontiagudas.
Meus pobres pés, feios e por vezes repugnante,
É o pilar sobre o qual sustenta-se toda esta coisa chamada vida.
São pés simbólicos,
Pois nem todos podem pôr-se em pé,
Mas ainda assim caminham sobre as mesmas pedras do sofrimento.
Sou o poeta da dor, aliás, sentamo-nos diariamente juntos
E ao fim da tarde fazemos um balanço do dia.
Não é amizade com a dor é a sina desgraçada que rodeia-me
Como se fora uma amante desesperada.
Não, não posso revelar todos os meus desgostos,
Não, não posso revelar todos os meus dissabores,
Não, não posso revelar todos os meus sentimentos.
Seria simplesmente insuportável,
E assim, entre uma desilusão e outra vou levando a vida,
Sem esboçar revolta,
Estampo na cara uma felicidade pálida,
Expresso uma alegria que sai exprimida,
Enquanto na verdade mal consigo manter-me em pé.
Suporto nos ombros os pesos que são meus e dos outros,
Suporto as manias, medos e injúrias como se fossem todas minhas.
No final, sigo só, passo a passo,
Sobre pedras pontiagudas,
Que vão deixando não na pele,
Mas na alma as suas marcas,
Enquanto sigo como um pèlerin solitaire.

por Luis A R Branco

  
CONHEÇA E ADQUIRA O MAIS RECENTE LIVRO DE LUIS A R BRANCO CLICANDO NUM DOS LINKS ABAIXO:

6 pensamentos sobre “Caminhar descalço 

  1. Um poema que trás uma dor latente. Espero que não seja de todo autobiográfico. A vida tem coisas mui belas meu caro poeta. Não vale a pena ter um encontro com a dor todas as tardes. Até tem seu efeito poético estético. Mas é desesperador. Abraços.

    • Há várias formas de ler poesia. A forma direta e reta, onde a poesia só tem um sentido, o óbvio do texto plano. A forma de Descartes, desconstruindo a poesia e avaliá-la por partes individuais em busca de extrair um significado mais profundo. A forma pessoal, na qual a poesia fala do poeta ou do leitor, na qual ambos são heróis ou vítimas. Prefiro a forma de Descartes.

Deixe uma Resposta

