A Universal do Reino de Deus e seu parentesco com Hidra de Lerna

Hidra de Lerna e Herácles - Extraído do Google Imagens

Hidra de Lerna e Herácles – Extraído do Google Imagens

A Universal do Reino de Deus (IURD) já conhecemos um pouco, portanto, permitam-me apresentar-lhes Hidra de Lerna, e assim mostrar o parentesco destas duas figuras mitológicas, uma contemporânea e tupiniquim e outra da antiga Grécia.

Hidra de Lerna é um animal exótico da mitologia grega, filho dos monstros Tifão e Equidna, que que vivia num pântano que ficava junto ao lago de Lerna, na região do Peloponeso. A Hidra de Lerna tinha corpo de dragão e sete cabeças de serpente, cujo hálito era venenoso. “A Hidra era tão venenosa que matava os homens apenas com o seu hálito; se alguém chegasse perto dela enquanto ela estava dormindo, apenas de cheirar o seu rastro a pessoa já morria em terrível tormento.” [1]

Já a IURD, é uma seita com algumas características neopentecostais fundada em 9 de julho de 1977, pelo Bispo Edir Macedo e seu cunhado Romildo Ribeiro Soares (R.R. Soares). Nos primeiros momentos da caminhada da IURD, esta demonstrou alguma característica evangélica, mas com o passar dos anos, desenvolveu uma prática e crença religiosa tão distinta do evangelho, que se caracterizou com uma seita recheada de sincretismo religioso. Na verdade a IURD a semelhança de Hidra de Lerna, se tornou um “bicho de sete cabeças” [2].

Tal como Hidra de Lerna, a IURD desenvolveu um corpo, que ela chama de “igreja”, exótico, com características estranhas difíceis de explicar. A IURD tem uma declaração de fé resumidíssima, uns quatro ou cinco pontos, dos quais apenas três são óbvios, os outros dois precisamos nos esforçar para entender naquele emaranhado de palavras. [3] Nos quais se destacam o “Batismo com o Espírito Santo”, “Santa Ceia”, e como é de se esperar os “Dízimos e ofertas”. No entanto, o que é claro para todo bom observador é que a IURD é um esquema religioso planejado cuidadosamente para atrair fiéis ávidos por uma fé fácil, sem compromisso ético moral, sem o crivo das Escrituras Sagradas, materialista e com o máximo de elementos religiosos possíveis para agradar pessoas de todos os gostos.

A IURD não é uma igreja evangélica porque não possui características suficientes para ser reconhecida como uma, na verdade é uma seita transvestida de evangelho. Edir Macedo, arquiteto-mor deste esquema religioso, planejou cada elemento, reunindo num único caldeirão das bruxas uma porção maligna com elementos do evangelicalismo brasileiro, espiritismo, catolicismo, judaísmo, e uma serie de doutrinas e práticas recheadas de ensinos de sombras, imagens e alegorias extraídas destas fontes religiosas acima mencionadas. A IURD é uma reencarnação de Hidra de Lerna que ressurgiu na Av. Suburbana, no Rio de Janeiro.

Assim como Hidra, o hálito dos pastores e bispos da IURD é capaz de levar qualquer homem a morte espiritual através de seus ensinos diabólicos e doutrina de demónios como Paulo bem referiu: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios.” (1 Timóteo 4:1). Este dragão com sete cabeças chamado IURD penetrou em vários ramos da sociedade brasileira e se espalhou para outros países soltando suas baforadas diabólicas e mortais.

Apresento a seguinte síntese sobre minha perspetiva apologética sobre a IURD: 1. A IURD é uma seita com origem no evangelicalismo brasileiro. 2. A IURD não apresenta em sua fé e prática elementos suficientes que possam ser caracterizá-la nem mesmo como uma “igreja evangélica neopentecostal”. 3. A IURD não prega o evangelho da graça, portanto, seus pastores, bispos, obreiros e seguidores são ímpios, perdidos e carentes do evangelho da salvação. Sei que alguns considerarão minhas palavras duras, mas contra o hálito maligno da IURD precisamos ser o mais enfático e transparente possível.

E por fim, volto a velha Hidra de Lerna da Grécia antiga, seu fim foi nas mãos de Herácles, que esmagou, queimou e decapitou as cabeças desta besta mortal. Este fim faz-me lembrar de Génesis 3:15, quando o Deus Eterno prometeu que o Messias esmagará a cabeça da serpente.

por Luis A R Branco

 

[1] Higino, Fabulae, XXX, Doze Trabalhos de Hércules ordenados por Euristeu
[2] A expressão “bicho de sete cabeças” baseia-se na lenda de Hidra de Lerna.
[3] Igreja Universal do Reino de Deus, “Em Que Cremos,” Portal Oficial da Igreja Universal do Reino de Deus, accessed April 25, 2014, http://www.universal.org/institucional/emquecremos.html.

Adquira aqui o livro Verdade na Prática: Textos Selecionados

Verdade
logomarca 1366131569-amazon google_playLuluLogo1

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “A Universal do Reino de Deus e seu parentesco com Hidra de Lerna

  1. De fato,caro Luis Ar Branco,fizeste uma comparação singular,desta seita(doutrina de demônios) como especifica o Apóstolo Paulo.Infelizmente, as pessoas procuram o caminho mais largo,o da perdição;e tudo isso porque não têm leitura bíblica,preferem emprenhar pelos ouvidos,ditos também pelo Apóstolo.Em vez de procurarem a verdadeira fé para se chegarem a Cristo e descobrirem o caminho da salvação,preferem uma seita que lhes vendam o evangelho da prosperidade,a grande tônica, destes falsos pastores,que a utilizam para encherem seus cofres. Parabéns,pela lucidez do texto,e boas fruições de leituras bíblicas!

  2. É preciso ter muita coragem para registrar ao mundo, a verdade sobre esta seita. Uma irmã frequenta a mesma e é super fanática. Somente lá são capazes de expulsar demônios, curar drogados, doenças como o câncer. Que números exorbitantes de curados/salvos, não existem mais drogados no Brasil de tanto exagero. Que em suas famílias ninguém mais adoecerá e nem qualquer peste e/ou problemas o atingirão. Acontecendo, é tudo coisa do inimigo, por causa do templo de Salomão, pois Deus mora ali no Bairro Brás. Deem a melhor oferta que tiver em cifrões.
    Não existe uma oferta melhor que a outras, pois ela vem do coração e não só do bolso.
    Não há nem como se auto defender das acusações, culpas de problemas de saúde, falta de dinheiro (culpam outras pessoas no geral), além de levarem seus membros/obreiros a acreditarem que são eles os responsáveis pela vitória deste ou de outro candidato, numa maior instância.
    Dá vontade de chorar de tanta heresia e fanatismo, pois amamos os nossos que ali se alimentam de lavagem cerebral.
    Não sei o que seria pior: ela no centro espírita como sempre frequentou ou na IURD.
    Caríssimo, o artigo é bem real, apocalíptico, instrutivo e de fácil entendimento.
    Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s