Nostalgia

20140114-085104.jpg
Nostalgia, nome estranho,
Quando criança pensava que era nome de remédio,
Quando cresci descobri que é quase doença,
Nostalgia é dor que dói na alma”
E a alma, onde está? Como encontrá-la em mim?

Nostalgia, a filosofia te chama de “a boa dor”,
E eu que pensava em minha cega ignorância que toda dor fosse má,
Mas os sábios me induzem a crer que existe algo como uma boa dor,
A boa dor dói na alma, dor gerada por lembranças de tempos e pessoas que a alma amou e não voltam mais.
E a alma, onde está? Como encontrá-la em mim?

Nostalgia, na ciência é a quase doença dos cinco sentidos,
Ela surge quando um simples cheiro no leva à décadas atrás é à quilómetros de distância,
Ela surge quando uma música toca e parece abrir gavetas escondidas na alma de onde saem lembranças que se transformam em melancolia,
Ela surge no toque que nos faz lembrar alguém que já se foi, ou na imagem que vemos, mas não existe mais,
Ela surge no paladar, quando provamos algo novo, mas que alma insiste em nos lembrar que é algo antigo.
E a alma, onde está? Como encontrá-la em mim?

Nostalgia, riqueza cultural dos poetas,
Alguns poetas te culpam, outros te absolvem, outros te usam, outros te desprezam,
És, neste círculo, chamada de a ilusão da juventude, mas também de a terrível dor, loucura e depois doçura,
És na verdade inexplicável, a filosofia te desconhece, a ciência não tem lugar para ti, os poetas não lhe deram nome,
Nostalgia, o que és tu?
És um místico sentimento de doçura e amargura que eleva e abate a minha alma.
E a alma, onde está? Como encontrá-la em mim?

Luis A R Branco

Adquira o livro Versos Meus e leia dezenas de outras poesias.

20140129-085105.jpg

2 pensamentos sobre “Nostalgia

Deixe uma Resposta

