Escravidão – Uma dívida branca impagável!

escravidãoAs vezes leio nos jornais e nas redes sociais alguns questionamentos e protestos quanto ao sistema de quotas adotado pelo Governo Brasileiro nas universidades. Então, uma pergunta me vem a mente: ‘Qual será o tamanho da dívida moral dos brancos pelos séculos de escravidão dos negros que foram arrancados de suas pátrias e levados para a escravidão no Brasil em condições piores do que a que são levados os frangos e porcos para os matadouros no Brasil de hoje?’

Veja o que diz um anúncio de um classificado de um jornal americano de 1842 diz: “Procura-se uma mulher negra e duas crianças. Poucos dias antes da fuga, eu a queimei com um ferro quente, do lado esquerdo da face, na tentativa de marcar a letra M.” Um outro anúncio dizia: “Cem dólares de recompensa por um negro, chamado Pompoy, de 40 anos de idade. Ele tem marca de ferro quente na mandíbula esquerda”. E no Brasil a situação era ainda mais degradante!

Não podemos imaginar o que sofreram os negros escravizados pelo ocidente. Todo tipo de iniciativa que os governos possam ter para reparar esta vergonha histórica é bem-vinda. Se déssemos todas as vagas nas universidades brasileiras aos negros durante cinquenta anos, ainda assim não seria possível recuperar a grande perda de séculos de gerações inteiras de jovens negros maltratado e exterminados pela força dos braços do homem branco. Não podemos apagar a história, mas podemos escrever outra bem diferente em nossa geração.

Luis A R Branco

Anúncios

Um pensamento sobre “Escravidão – Uma dívida branca impagável!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s