Educação continuada

drspkelly-bigMinha caminhada missionária começou há quase duas décadas, na ocasião, ainda bem jovem, tinha uma formação muito limitada. No entanto, tão logo comecei meu envolvimento com missões, participei de vários programas de formação que enriqueceram meu ministério. Alguns destes programas eram formais, e outros informais, mas sempre procurei saber o que acontecia a minha volta, em busca de aprender alguma coisa que pudesse contribuir para meu serviço a Deus. E ainda estou nesta longa jornada da busca pelo conhecimento, pois, a meu ver, deve seguir connosco toda a vida, pois sempre temos algo para aprender.

No entanto, há algumas barreiras que dificultam a educação continuada do missionário, e entre elas quero destacar três: (1) Falta de oportunidade: Muitas vezes o missionário deseja estudar ou fazer um curso, mas dependendo da área onde se encontra, é impossível isto acontecer. Conheço missionários que já estariam satisfeitos se tivessem uma escola decente para seus filhos na sua região, devido a escassez de oportunidade do local onde se encontram. (2) Falta de recursos: Em praticamente todas as profissões hoje em dia há a exigência de uma constante formação. Devido as constantes mudanças na sociedade, é imprescindível um constante “update” no conhecimento, quem assim não faz, corre o risco de perder espaço para os mais preparados ou mesmo de se tornar atrasado nas informações. É por isto que empresas e profissionais liberais destinam parte de seus ganhos para melhorar a formação dos seus empregados ou mesmo pessoal. Infelizmente o missionário, na maioria das vezes, não possui esta oportunidade, devido aos seus recursos escassos. (3) Falta de iniciativa: Muitas das vezes o missionário não se esforça para aprimorar, aprender ou mesmo fazer uma reciclagem no conhecimento adquirido no passado.

A consequência da falta de formação ou mesmo uma má formação missionária é grave e devastadora. Infelizmente ainda há quem acredite que apenas boa disposição e fé são suficientes. Se não bastasse os efeitos negativos da falta de preparação no campo, o próprio missionário tende a ficar desestimulado, cansado e limitado ao se deparar com as exigências da missão.

Felizmente muitas juntas missionárias ou mesmo igrejas têm feito um grande esforço para dar uma boa formação aos seus missionários. No entanto, a época em que vivemos exige que esta educação seja continuada, seja num curso formal, em seminários, encontros e conferências, ou mesmo através da leitura e estudo pessoal disciplinado. Muitos missionários tornaram-se artesãos autodidactas em muitas áreas, e fazem um belíssimo trabalho, no entanto, uma preparação melhor ou um curso específico em determinadas áreas onde já atuam, poderá trazer grandes resultados para seus trabalhos, bem como satisfação pessoal no exercício do seu ministério.

Infelizmente há aqueles que acreditam que o espiritual é ficar completamente a espera da capacitação do Espírito Santo, em vez de se esforçarem para aprender e melhorar. Na verdade, o exemplo bíblico nos mostra que Deus sempre preparou aqueles a quem desejou usar.

A educação continuada trás benefícios para o trabalho missionário, bem como que renova e estimula o obreiro que está no campo. E também faz com que o missionário seja cada vez mais relevante em seu trabalho, pois passa a compreender melhor o seu mundo e buscar novas alternativas na sua atuação. Outro benefício da educação continuada é o preparo que dá ao missionário no caso de retorno e reentrada em sua cultura. Infelizmente, muitos missionários ao retornarem para casa, estarão completamente fora da realidade do mundo atual, e enfrentarão grandes obstáculos na readaptação.

Mesmo diante das barreiras já mencionadas, há algumas coisas que o missionário que já está no campo pode fazer para melhorar a sua formação. Segue abaixo algumas dicas práticas:

  1. Organize sua agenda de trabalho de forma que possa considerar a possibilidade de fazer um curso em uma escola, universidade ou seminário na região onde está. Um curso local, para além de ajudar na sua formação, poderá abrir portas e lhe fornecer contatos importantes com pessoas locais e que possivelmente não seriam alcançados com o evangelho por outras vias.
  2. Se o curso for pago, procure reservar parte do seu sustento para isto, ou solicite a ajuda de sua igreja ou junta missionária. Se forem dois, casal, considere a possibilidade de um de cada vez fazer a formação, assim o um terá mais tempo livre para estudar enquanto o outro ajuda com o ministério, filhos e casa.
  3. Se não há opções na sua região, considere um curso online ou por correspondência.
  4. Acredito que o missionário deveria ser encorajado a se afastar do seu campo, a cada sete ou dez anos, para fazer um curso a tempo inteiro. Isto traria um novo ânimo ao missionário e novas oportunidades para o campo.
  5. Leia bastante! Hoje existem opções boas como o Kindle, iPad ou Tablets, onde pode armazenar centenas de livros e adquirí-los de forma mais barata que os livros tradicionais.
  6. Crie uma disciplina de estudo pessoal diário onde reservará um tempo apenas para estudar e aprender algo novo.
  7. Fique atento aos seminários e conferências que acontecem na sua região e procure formas de participar.
  8. Solicite a seus mantenedores ou igreja que lhe envie DVDs com cursos e palestras para assistir em casa.

As possibilidades são muitas, seja criativo e esforçado e certamente irá ser muito abençoado. Não deixe o tempo passar, logo a idade chega, as oportunidades se vão, e só restará a desilusão e cansaço. No entanto, se decidir aprender, encontrará sempre uma nova razão para continuar e reiniciar.

“…Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” – Josué 1:9.

Rev. Luis A R Branco

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s